quinta-feira, 22 de maio de 2008


O misterioso nevoeiro

Há alguns anos atrás, vi um filme de John Carpenter chamado o nevoeiro, the fog no original. The mist, que em Portugal corre com o título – O nevoeiro misterioso (The mist) não é ao que julgava um remake do filme de jc. Escrito por debra hill, the fog pouco ou nada tem a ver com este, adaptado do mestre stephen king. Hoje é fácil criar seres fantásticos mas em 1980 ainda estávamos a uma distancia considerável do que se conseguiu depois de jurassic park de modo que enquanto o filme de carpenter opta por esconder no nevoeiro os espíritos que este traz, o de frank darabont não se coíbe de os mostrar. O terror psicológico é porém comum aos dois.









E em ambos está muito bem conseguido. Contudo darabont não avança muito mais que carpenter. A tensão entre seres humanos que são obrigados a viverem uma situaçãoperigo remete-nos para os filmes catástrofe dos anos setenta e também para trabalhos como o filme o voo da phenix curiosamente também com dennis quaid e se quisermos para mais recentes como a série televisiva lost. Aqui adiciona-se o sobrenatural e a uma fórmula de sucesso ningém resiste. E Darabont é um bom profissional que sabe o que está a fazer. Para além disso já é veterano em adaptações de Stephen King como «Os Condenados de Shawshank» (1994), «À Espera de Um Milagre» (1998)


Sinopse
Depois de uma violenta tempestade assolar uma cidade em Maine, um nevoeiro cerrado instala-se na manhã seguinte. À medida que o nevoeiro envolve a área, um grupo de pessoas fica preso numa mercearia local. Entre eles está David Drayton e o seu filho de 5 anos. Em breve as pessoas apercebem-se que dentro do nevoeiro residem numerosas espécies horrendas, criaturas horríveis que entraram através de um canal inter-dimensional criado por uma base militar. O mundo à volta destas pessoas rapidamente se torna num autêntico inferno na terra, enquanto estes tentam desesperadamente sobreviver a esta catástrofe apocalíptica.

The Mist
Género: Suspense
Actores: Laurie Holden, Marcia Gay Harden, Thomas Jane, William Sadler
Frank Darabont
127 min
2007 / Estados Unidos

3 comentários:

Sam disse...

Existe um desafio para ti no meu blog... Resistes à tentação de responder?

Cumprimentos cinéfilos.

Sam disse...

Caro CINEMAqui,

O Keyzer Soze’s Place convida o moderador deste blogue a participar na votação dos Óscares de Marketing Cinematográfico, iniciativa que nomeará o melhor em publicidade de Cinema no ano de 2008.

A votação pode ser efectuada em http://sozekeyser.blogspot.com/2008/12/scares-de-marketing-cinematogrfico.html.

Desde já, apresento o meu profundo agradecimento na tua disponibilidade para participar nesta iniciativa.

Cumprimentos cinéfilos!

ANTONIO NAHUD disse...

O blog está muito interessante.
Bravo!
Abraços,

O Falcão Maltês