segunda-feira, 7 de abril de 2008





Esboço de Almodôvar enquanto jovem autor





Reconhecem-se nos filmes mais remotos de Pedro Almodôvar, nomeadamente Pepi, Luci, Bom e Outras Raparigas como a Mamã, de 1980, algumas características do cinema almodovariano . O futuro realizador mudara-se da sua Mancha natal para Madrid em 1968 e a a partir de 1972 começa a fazer filmes em super 8. Tornou-se conhecido no ambiente underground madrileno, la movida, e também noutras cidades como Barcelona,, aonde se deslocava para apresentar os seus trabalhos.
Ao cinema conceptual da época, o espanhol contrapunha cinema mais narrativo o que o levava a ser desconsiderado por críticos e realizadores de super 8 para quem contar uma história pelo cinema era qualquer coisa de muito arcaico.
Em Conversas com Pedro Almodôvar de Frédéric Strauss, editado em Portugal pela 90 Graus Editora o realizador fala desse tempo: “ Nós filmávamos sem qualquer equipamento técnico, sempre com luz natural e a rodagem tornava-se uma festa entre amigos, em que cada um assaltava os roupeiros da mãe ou da irmã para fazer o seu próprio guarda-roupa.”
Espero esse pequeno excerto ajude a inspirar e consolidar um movimento de cinema alternativo que já pontualmente se manifesta aqui na região. Torna-se importante seguirmos os percursos dalguns, hoje, conceituados realizadores. Há muito a aprender.

Mário Roberto

Sem comentários: