segunda-feira, 7 de abril de 2008

Os falsificadores - (The conterfeiters de Stefan Ruzovitz)ky


Nos bastidores da guerra


Cine solmar



Acreditem ou não este filme não é uma falsificação


Pelo segundo ano consecutivo, é um filme de produção alemã que recebe o galardão da Academia para Melhor Filme Estrangeiro: “As Vidas dos Outros”, em 2007, e “Os Falsificadores”, em 2008.
Das muitas histórias de bastidores que marcaram a II Grande Guerra, a da contrafacção em larga escala de libras e dólares para não só subsidiar os cofres alemães mas também minar as economias dos países aliados tornou-se conhecida através do relato escrito de um dos participantes – Adolf Burger, especialista em colotipia. O nome da operação? Bernhard. O filme começa pouco tempo depois do fim da guerra, em Monte Carlo, onde um homem com um fato muito usado e uma maleta cheia de dinheiro vive como se aquele fosse o último dia. Retrospectivamente, ficamos a conhecer a vida aventurosa de Salomon Sorowitz, mestre falsificador, cujo lema é ganhar dinheiro através da produção de dinheiro. A vida corre-lhe bem até que é preso e enviado para Mauthausen; aí, as capacidades artísticas valem-lhe, 5 anos depois, a integração em e liderança de um grupo de falsificadores no campo de Sachsenhausen, no ano de 1944. São bem tratados pelo comandante alemão, que até lhes oferece uma mesa de pingue-pongue, mas o que ouvem do outro lado do tabique é o suficiente para não esquecerem o horror da guerra. “Os Falsificadores” é um excelente e emocionante drama sobre escolhas morais feitas por homens em condições extremas.

Maria das Mercês Pacheco





Sinopse

2ª Grande Guerra, Quando os alemães perceberam que o fim estava perto, as autoridades decidiram produzir notas na moeda dos seus principais inimigos, esperando com isso inundar as economias destes.Para isso formou-se um comando ultra-secreto de falsificadores com prisioneiros dos campos de concentração.. Se colaborassem com o inimigo, tinham uma possibilidade de sobreviver, com o suficiente para comer e uma cama para dormir. Caso sabotassem a operação, uma morte certa os esperaria.

Ficha Técnica

Realização de Stefan Ruzovitzky, a partir da obra de Adolf Burger, com as actuações de Karl Markowics, August Diehl, Devid Striesow e Martin Brambach, entre outros. Produção alemã e austríaca.

Sem comentários: