segunda-feira, 7 de abril de 2008

Duas irmãs, um rei -Em grande mas não grande coisa




Duas irmãs disputam o amor do rei. Eu cá preferia um melhor filme.


“A correr a saltar os patinhos vão nadar”. Este trecho de velha canção infantil poderia até servir de slogan para este filme. É que o enredo desenrola-se ligeiro com uns saltinhos infantis pelo meio, as personagens são sumariamente delineadas, a trama embora viva de intrigas palacianas ( que costumam dar boas obras dramáticas que é o caso de Ligações Perigosas de Stephen Frears) não convence, os diálogos são duma linearidade confrangedora, os actores estão deslocados nos papéis, Eric Bana como Henrique VIII parece-se com Eric Bana a fazer de Henrique VIII quando deviam ressuscitar o truculento Charles Laughton(The Private Life of Henry VIII, 1933 de Alexander Korda). Como produção hollywoodesca aquilo é feito em grande o que não significa que resulte daí grande coisa. E vai uma pessoa perder duas horas do seu tempo que nem Scarlett Johanssen e Natalie Portman ou Kristin Scott-Thomas conseguem compensar. É muito triste.
Todavia não há senão sem bela. Para além das beldades há a assinalar a reconstituição de época que me parece, leigo na matéria, toda muito certinha mas nessas coisas só mesmo um especialista de olho clínico bem assestado poderá detectar alguma irregularidade. O guarda roupa também me pareceu muito bem. Ao menos não detectei nenhuma mala Louis Vuitton entre os adereços mas só faltava porque todo o ambiente do filme pode remeter-nos desembaraçadamente para qualquer intriga contemporânea, dessas muito badaladas pelas revistas cor-de-rosa. Pormenores à parte este trabalho poderá ter o mérito de chamar a atenção de quem não sabe para uma época particularmente agitada da história ocidental e para o modo como o sistema funcionava então. Poderão ficar surpreendidos por verificar que quase nada mudou.

Mário Roberto





Sinopse

As irmãs Ana e Maria Bolena, são manipuladas pelos seus pai e tio para reforçar o poder e status da família, através da conquista dos favores do Rei de Inglaterra. Maria ganha os favores de Henrique VIII e torna-se sua amante, dando-lhe dois filhos ilegítimos. Mas Ana consegue afastar tanto a irmã como a Rainha Catarina de Aragão, ambicionando ficar no lugar desta última. Enquanto as irmãs Bolena lutam pelo amor do Rei - uma levada pela ambição, outra pela afeição genuína – a Inglaterra divide-se. Apesar das dramáticas consequências, as irmãs acabam por descobrir força e lealdade uma na outra


Ficha técnica

The Other Boleyn Girl
Baseado no best-seller de Phillipa Gregory
Drama
Com Eric Bana, Natalie Portman, Scarlett Johansson
Realização de Justin Chadwick
115 min
2008 / Reino Unido

Sem comentários: