Maria das Mercês Pacheco
Devo confessar que nunca fiquei muito impressionada com a capacidade de representação de Ben Affleck: um pouco morno. Ao contrário do irmão, Casey, cujas subtileza e ambiguidade são completamente envolventes. Mas, como realizador, Affleck revela um talento auspicioso. Baseado num romance de Dennis Lehane (o autor de “Mystic River”), “Vista pela Última Vez” anda à volta do desaparecimento de crianças, sendo na altura comentada, em Portugal, a semelhança com o caso de Maddie McCann. Mera coincidência, pois o romance “Gone Baby Gone” foi publicado em 1998.
Sem querer contar muito do enredo, destaco momentos marcantes da obra. A abrir o filme, uma panorâmica de zonas menos atraentes da fantástica cidade de Boston, acompanhada pela voz roufenha de Casey Affleck, personagem principal e detective; «I find the people who started in the cracks and then fell through» é uma frase lapidar que dá o tom a todo o filme; ao longo do filme, inegáveis ecos do melhor de “Mystic River”; a dinâmica da filmagem; o papel da religião católica, o peso da culpa, a leveza da fé; o conflito entre o certo e o errado.

Para além de Casey Affleck, é impressionante a interpretação de Amy Ryan, mãe da criança desaparecida e viciada em cocaína; e um prazer rever os veteranos Morgan Freeman, Ed Harris e John Ashton.
“Vista pela Última Vez” recebeu diversos prémios de realização e de interpretação, recompensando os trabalhos dos manos Affleck e de Amy Ryan. Merecidamente.
Sinopse
baseado no romance de Dennis Lehane (Mystic River) e adaptado para o ecrã por Affleck e Aaron Stockard, o filme conta a história de dois detectives privados que procuram uma menina de 4 anos, raptada no bairro mais degradado no sub-mundo de Boston.
A história, baseada no romance de homónimo de Dennis Lehane, autor de "Mystic River", foi adaptada para o ecrã por Ben Affleck e Aaron Stockard.
O filme centra-se na tarefa difícil de um casal de detectives, Patrick Kenzie e Angela Gennaro, a quem a tia entrega a missão de descobrir o paradeiro de Amanda McCready, uma menina de 4 anos, raptada no bairro mais problemático do submundo de Boston, enquanto estava sozinha em casa.
Apesar de os dois detectives serem especialistas em cobrança de dívidas, a familiar acredita que eles são fundamentais já que vivem no bairro e conhecem-no bem.
À medida que estes investigam vão percebendo que nada é o que parece e que a polícia e os marginais se entrecruzam, num mundo em que afinal todos podem ser culpados.
Ficha Técnica:
Realização de Ben Affleck; interpretação de Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, John Ashton, Amy Ryan, Amy Madigan; baseado num romance de Dennis Lehane.
Sem comentários:
Enviar um comentário